sexta-feira, 20 de junho de 2008

Pensando em Dark Knight Parte 3 - Os Fãs

Dark Knight está cada vez mais próximo e os fãs se divertem com as campanhas lançadas para promover o filme, além do material divulgado, como novas imagens, trailers e clipes de cenas que prometem uma ótima continuação para o filme de 2005. Entre os fãs, Alexandre "Linck" é um dos com maior espectativa. Fã do personagem desde criança, Linck assistiu a todos os filmes, à série dos anos 60 e gosta de colecionar os quadrinhos, sempre atento às melhores histórias do Homem-Morcego.

SNSSSN: Alexandre, ou melhor, Linck, desde quando você é fã de Batman?
Alexandre Linck: Eu acompanhei as reprises do seriado dos anos 60 quando era criança e fui no cinema quando estreiou o Batman de 1989. Naquela mesma época, comecei a comprar algumas hq's.

SNSSSN: Qual sua percepção dos filmes de Tim Burton e de Joel Schumacher?
AL: Acho que o Tim Burton retratou no Batman de 89 a essência daquilo que era o Batman em 39, quando ainda não havia o Robin. Já no Returns ele fez uma enorme homenagem ao expressionismo alemão, com dezenas de referências em Metrópolis, Nosferatu, O Gabiente do Dr. Caligari, de certa forma remetendo às fontes do próprio Batman. Afinal o morcego também é uma herança do cinema expressionista e de suas vertentes desenvolvidas nos Estados Unidos. Havia esse ar sombrio no filme de 89, mas aqui ele ficou mais presente. Joel Schumacher deu uma repaginada ao Batman, introduzindo elementos fortes da Pop Art e da estética Camp. Batman Forever dualiza essa transição. Ainda temos elementos sombrios e góticos que retornam o Batman de Burton, mas já temos o colorido, o exagero, o mito pelo mito da Pop Art. Batman & Robin, já em termos de proposta, é mais decidido. O que vemos do início ao fim é uma adaptação noventista do seriado sessentista. Podemos até questionar a escolha que Schumacher e o estúdio tiveram de adaptar Batman por esse viés, mas a proposta em si é muito bem executada. Quem conhece o seriado percebe dezenas de referências no filme.

SNSSSN: E Batman Begins, a reinvenção da série cinematográfica em 2005?
AL: Bem mais sintonizado com o momento atual dos quadrinhos do Batman e procura ter referências dentro do filme, tanto que você encontra menções à Batman: Ano Um e O Longo dia das Bruxas. Dá pra perceber um Batman detetivesco, que viajou pelo mundo pra ser treinado. Eu discordo totalmente de alguém dizer Batman realista, porque é ridículo alguém dizer isso. Desde quando no realismo alguém vestido de morcego anda num tanque de guerra pela cidade? O que Begins faz é dar uma visão noir ao Batman. O Espantalho é muito bem retratado, merecia mais destaque. Já não acho isso do Ra's Al Ghul. Nos quadrinhos ele é todo poderoso, controla todo o mundo. No dia que quisesse ele "estalava os dedos e sumia com Gotham e Batman". No filme ele ficou parecendo um mero terrorista qualquer. Mas pode voltar no futuro e mostrar que ele tem bem mais do que aquilo.

SNSSSN: O que você espera de Dark Knight?
AL: O Duas-Caras não vai ser exatamente o Duas-Caras, ele só deve aparecer assim no final do filme. Quem deve ser desenvolvido ali é o Harvey Dent. O que eu acho ótimo. Diferente dos outros vilões do Batman, ele tem um passado interessantíssimo com essa história de que ele era um promotor público, que forma uma aliança com Gordon e com o Batman pra poder acabar com o crime organizado de Gotham. Eu espero que o filme explore essa questão de dupla personalidade que o Harvey cria. Já do Coringa eu achei ótima a opção que eles fizeram, pelo que dá pra ver pelos trailers. É um Coringa completamente louco, imprevisível, sádico, bem o que a gente vê em HQ´s como Asilo Arkham e A Piada Mortal. O que apareceu até agora é muito bom. Só que Superman Returns também tinha ótimas imagens nos trailers, daí a gente descobriu vendo o filme que as ótimas imagens eram só aquelas mesmo, que o resto do filme era um porre. Pode acontecer isso com Dark Knight e pode não acontecer. Eu tô ansioso por causa da equipe envolvida. O diretor que, dentro do possível, é um dos melhores diretores atuais de Hollywood, e um bom roteirista, que fez o roteiro de Amnésia e O Grande Truque.

Você também é fã de Batman e quer conversar com Linck? Ele faz parte do fórum A.S.I.L.O. e adora discutir as histórias do Homem-Morcego.

Nenhum comentário: