quinta-feira, 18 de março de 2010

No Dia Mais Claro, Na Noite Mais Densa...

“In brightest day, in blackest night,

no evil shall escape my sight!

Let those who worship evil's might,

beware my power…GREEN LANTERN'S LIGHT!!”


(Juramento dos Lanternas Verdes)



Desde que o primeiro terráqueo tomou posse de um anel da tropa Oana e passou a ser um policial intergalático, os Lanternas Verdes têm sido apreciados pelos DCNautas. Como fã dos patrulheiros esmeralda, só posso comemorar o retorno dos personagens ao panteão da DC, graças à mente brilhante de Geoff Johns, a mega-saga A Noite mais Densa (que entre clichês e reviravoltas bizarras, fez o favor de ressuscitar grandes idéias dos LVs) e, claro, o filme do Lanterna Verde, para o qual estou dedicando um espaço especial deste blog, no qual farei uma crítica dizendo claramente que é uma merda ou que foi brilhante, dependendo do que vir a aparecer nos cinemas.

Por ora, só posso pensar em algumas coisas interessantes a falar sobre minhas impressões dos personagens e levantar algumas das notícias que apareceram sobre o filme. Vamos dividir este post em dois então: Certezas e incertezas sobre a película e um pequeno guia do que é bom saber se quiser começar a acompanhar Lanternas Verdes agora.

O Filme

Uma grande certeza, que poderia bastar por todas: A DC quer fazer um filme de pura ação e com uma combinação romântica fácil, sem muitos riscos. Sério, é o que explica o casal de protagonistas, Ryan Reynolds e Blake Lively. O cara é conhecido de comédias românticas e filmes de pancadaria (vide Wolverine, da concorrência) enquanto que ela... É a garota de Gossip Girl. Sério. Não somente vai ser meio difícil fazer ela parecer mais velha e séria (além de morena) como é provável que venhamos a ter que aguentar aqueles bons 30 minutos para que o casal se entenda, ela perceba que ele é um herói e que há muito mais do que o cara mala que pilota um avião e ele precise da ajuda dela. E isso que o filme se chama Lanterna Verde.


É só uma montagem, mas deu pra sentir o drama...

PORÉM, existe a boa possibilidade que eu morda minha língua, já que Homem de Ferro tinha a, quase sempre chata, loiríssima Gwyneth Paltrow e era bom. Mais do que bom, oras bolas, o primeiro Iron Man chuta bundas, foi o primeiro filmão da Marvel desde Homem-Aranha 2. Me senti em casa, falando nisso. E tem mais, Lanterna Verde é praticamente todo baseado na nova leitura de Geoff Johns sobre a origem do Lanterna Verde Hal Jordan e isso diz muita coisa.

Outro ponto forte é que, se o elenco principal é perigosamente blásfemo, o de apoio é genial. Peter Sarsgaard não é exatamente um dos atores mais cotados de Hollywood, mas faz personagens sombrios e pertubados suficientemente bem para tornar Hector Hammond cinematográfico numa versão em carne e osso do cabeção dos quadrinhos. Acredito que ele não somente faça um vilão tão bom quanto Justin Hammer do filme marveístico. E ainda tem Mark Strong. Depois de vê-lo contracenando com Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes, não tenho dúvidas de que ele pode fazer um personagem dúbio, vilão e herói ao mesmo tempo, e sem suar, aparentemente. Ele não tem a testa ou o olhar fundo de Jackie Earle Haley, o Rorschach de Watchmen, mas isso não é problema. Com a maquiagem certa, é capaz de Strong se tornar o novo Coringa.

Outro ponto forte é que, apesar da tendência da DC de se sabotar, os recursos dispostos para a produção do filme permitem que vejamos muito do que temos da HQ e, ao menos eu estou, estamos loucos para ver Killowog, os Guardiões do Universo, OA e os construtos que são possíveis de fazer com o Anel. Se não é o bastante, ainda haverão alguns easter eggs, deixando espaço para as continuações, como o boato de que John Stewart, o segundo Lanterna da Terra, estará presente em uma cena.

A HQ

A história da HQ é simples, podendo ser resumida em algumas linhas: Desde o princípio do universo, um grupo de alienígenas, conhecidos como os Guardiões do Universo, tentam criar uma espécie de polícia intergalática que patrulhasse e mantivesse em ordem todos os setores do universo. Após algumas tentativas falhas, os Guardiões criaram os anéis, que funcionavam a base de Força de Vontade, uma das energias vitais que todos os seres vivos possuem. Cada setor teria um Lanterna Verde, que portaria um desses anéis e ficaria responsável por monitorar as atividades interplanetárias do seu setor. Um belo dia, quando um piloto de caça marrento e abusado conhecido como Hal "Highball" Jordan dava uma passeada pensando nas garotas que ele ia pegar na próxima ida ao bar, viu uma espécie de nave caindo no deserto. Aproximando-se do local do acidente, viu que a nave tinha um único tripulante, gravemente ferido. O alienígena se apresentou como o Lanterna Abin Sur e pediu que Jordan portasse o anel no lugar dele, já que o Sur precisava fazer algo que não poderia ser adiado: Morrer. Assim, Hal se tornou um Lanterna e começou a revista.

No seu período de treino, Hal teve contato com outros Lanternas, que o ajudaram a se tornar um bom patrulheiro: Tomar-Re, Killowog e, principalmente, Sinestro, o mais próximo de Abin Sur, antes da morte do Lanterna. Durante esse período também surgiram alguns dos piores inimigos de Hal: Hector Hammond, o humano que desenvolveu dons telepáticos; Atrocitus, um dos alienígenas sobreviventes de um massacre no setor 666; e principalmente o próprio Sinestro. A princípio bons aliados, Hal e Sinestro se tornaram rivais como Lanternas Verdes e mais tarde o terráqueo acusou o amigo de ser um ditador, por conta do que viu em uma visita ao seu planeta natal.



Após Hal, outros Lanternas surgiram na Terra: John Stewart, que lhe substitui por um tempo e foi afastado do cargo após cometer um erro que destruiu um planeta inteiro, e Guy Gardner, um arrogante baderneiro que acabou passando por mais mudanças de visual e comportamento do que aquele seu primo emo/pagodeiro/roqueiro. O problema real veio quando um clone do Super-Homem destruiu Coast City, a cidade em que Hal morava, iniciando uma transformação total no humano, que acabou se tornando o vilão Parallax. Pra encurtar o drama, a Tropa foi pro escambau, Hal se sacrificou para salvar a Terra e Parallax se revelou uma entidade, que simbolizava o medo.

Para quem quiser saber mais, recomendo a mini Lanterna Verde: Renascimento, que traz o retorno de Hal, da tropa, de Guy e John e a melhor fase de Kyle Rayner, o último Lanterna Verde do universo. Renascimento também traz o início de uma nova era para as histórias dos Lanternas Verdes. Com a descoberta de que o amarelo é a cor que simboliza o medo e que Parallax é sua entidade, abriu-se espaço para o arco-íris que rege os novos Lanternas. Existem sete radiações, sete energias que podem gerar tropas e a Verde é apenas uma delas. São elas: Verde (Força de Vontade), Amarelo (Medo), Vermelho (Fúria), Azul (Esperança), Violeta (Amor), Laranja (Cobiça) e Índigo (Compaixão). Assim, descobriu-se também que Sinestro se tornou o líder de uma tropa de Lanternas Amarelos, sendo o principal portador da energia amarela, o Medo.



E começa aí a Guerra dos Anéis, acompanhada por nós entre as edições 1 a 5 da revista dos Lanternas Verdes e uma amostra de como os Lanternas evoluíram de coadjuvantes para grandes personagens da DC. E também é o chute na lata de lixo que tirou todas as idéias ruins do buraco e as transformaram. Os Lanternas não são policiais? Então bóra colocar uma corregedoria, os Lanternas Alpha, que são mais poderosos do que qualquer Lanterna Verde. Não tem armas poderosas, talvez as mais poderosas do universo? Então libera força letal nessa bagaça! Pra acabar o surgimento de cada tropa foi um passo para a mega-saga que chegará ao Brasil em breve: A Noite Mais Densa.



Basicamente, é a noite citada lá em cima no Juramento dos Lanternas, a noite em que uma oitava tropa surgirá (a Negra) e os mortos levantarão das sepulturas, para arrastar todos para a anti-vida. É, basicamente ESSA é a premissa da saga, mas imagina uma tropa que não pode ser derrotada no braço e que pode pegar todos aqueles mortos da DC e utilizar como bala de canhão pra arremedar outros heróis e vilões, tornando eles também mortos e mais balas de canhão. E isso é só o começo do rolo que em breve estará por aqui. Eu já estou separando o dinheiro.

Nenhum comentário: