segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sugestão de Segundona - O Pacto dos Lobos

Se tem um problema com filmes estrangeiros quando se vai ver DVD é a péssima qualidade de adaptação, além de geralmente eles serem... Em inglês. Pô, o que um filme passado na Itália tem a ver com o idioma anglo-saxão? Hoje em dia até que é fácil, mas há uns sete, oito anos a coisa complicava. Qual não foi minha surpresa quando certa vez, em 2002, peguei o, ainda em VHS, sugestivo e curioso O Pacto dos Lobos, pensando: Lá vem bomba de Lobisomem e me deparei com uma ótima história francesa? Vamos por partes ao estilo dos monstros.

Uma série de crimes hediondos em um condado atrai a atenção de dois caçadores atrás de uma sombria criatura que todos suspeitam, mas não revelam, ser um lobisomem. Enquanto convivem com os aldeões e nobres da região, o francês e seu amigo indígena se deparam com uma grade de esquemas políticos e sociais de uma burguesia corrupta do século XVIII. Ao meu ver, tanto por sua trama bem estruturada quanto pelas interpretações, a citar Vicent Cassel, ótimo, Pacto dos Lobos se destaca entre vários filmes que vi com essa temática.

Há momentos em que dá agonia esperar pelo monstro, que se revela aos poucos, sem ficar apelando o tempo todo para os sustos gratuitos. Não que eles não estejam lá (E em alguns momentos há mesmo o clichê da "floresta"), mas não é o principal desse filme de mais de duas horas. O índio também é um adendo interessante do filme, que pode até ficar cômico, mas não deixa de ser inteligente. Mesmo em local estrangeiro, uma fera é uma fera e o índio reconhece isso logo de começo.

A trilha sonora não é explêndida, cumprindo seu papel. Já a fotografia dá pra elogiar. Os cenários, o tom semi-tétrico de algumas cenas e de certa forma a sujeira que se percebe nas vestes e nas casas da nobreza destoam de alguma forma dos filmes de época em que as pessoas são tão limpas quanto se vivessem debaixo do chuveiro. Se tudo isso, mais ação e sangue não lhe atraíram, para os homens mais um golpe no ponto fraco: A voluptosa Monica Bellucci está no filme.

Ah sim, uma curiosidade para os fãs do jogo Soul Callibur: Lembram da arma dentada da Ivy? Em um determinado momento do filme essa peça aparece. Fiquem de olho!

Nenhum comentário: